Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (27) que Cuba está à beira do colapso e “vai colapsar muito em breve”, enquanto comentava a situação econômica e política da ilha durante uma conversa com a imprensa no estado de Iowa.

Segundo Trump, a economia cubana tem se deteriorado severamente após a interrupção do envio de petróleo e recursos financeiros pela Venezuela, que por décadas foi o principal apoio externo de Havana. “Eles conseguiam dinheiro da Venezuela. Eles conseguiam petróleo da Venezuela. Eles não estão recebendo isso mais”, afirmou o presidente americano ao responder a repórteres. 

A declaração ocorre em meio a uma escalada de tensões entre Washington e regimes aliados de Cuba e Venezuela, especialmente após uma operação militar promovida pelos EUA que resultou na prisão do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro no início deste mês. A pressão americana sobre a ilha já inclui discussões sobre bloqueio naval de importações de petróleo e esforços para forçar uma transição política — enquanto autoridades cubanas rejeitam qualquer interferência e realizam protestos em Havana contra o que classificam como ações “imperialistas” de Washington.