Foto: Reprodução/Divulgação - EVE

A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, anunciou um acordo com o banco norte-americano Export-Import Bank (EXIM Bank) e com a Private Export Funding Corporation (PEFCO) para financiar o desenvolvimento de seu "carro voador" (eVTOL). O empréstimo garantido pode chegar a US$ 15 milhões — cerca de R$ 80,7 milhões na cotação atual. O recurso será destinado ao pagamento de fornecedores dos Estados Unidos, como a BAE Systems, responsável pelo fornecimento de baterias e serviços de engenharia.

A notícia tem impacto direto no Vale do Paraíba, uma vez que a Eve e a Embraer já confirmaram que a produção em larga escala das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical será realizada na fábrica de Taubaté. Segundo a companhia, o apoio financeiro de uma agência oficial de crédito à exportação é fundamental para mitigar riscos durante as fases de desenvolvimento e testes, além de fortalecer o modelo de negócios para o mercado internacional.

As baterias fornecidas pela BAE Systems são peças centrais do projeto, focadas em alto desempenho e segurança para a mobilidade aérea urbana. Com esse novo fôlego financeiro, a Eve acelera o cronograma do projeto que coloca a região no centro da nova tecnologia aeroespacial mundial. O programa é acompanhado de perto pelo setor industrial de São José dos Campos e entorno devido à forte ligação com a cadeia produtiva da Embraer.

By Igor Raphael

Igor Raphael é jornalista e colunista, com atuação voltada à cobertura política e midiática. Desenvolve análises sobre decisões do poder público, bastidores institucionais e comunicação política, aliando apuração factual à leitura crítica do cenário público. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado ao acompanhamento de temas de interesse coletivo, com foco na realidade regional, valorizando a pluralidade de fontes, o debate qualificado e a responsabilidade editorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *