Foto: Reprodução

O Governo de São Paulo deu o primeiro passo oficial para a transferência da gestão da icônica Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) para o setor privado. A iniciativa faz parte do amplo programa de desestatização e parcerias público-privadas do estado, visando a modernização e a exploração turística da ferrovia que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão.

Até então operada de forma estatal, a ferrovia passará a ser administrada por uma empresa ou consórcio privado. O contrato de concessão deve prever investimentos na recuperação dos trilhos, modernização das composições históricas e revitalização das estações ferroviárias. O objetivo central é transformar o trecho em um dos principais eixos de turismo ferroviário de luxo e lazer do país, preservando seu valor histórico, que remonta a 1914.

Atualmente, a ferrovia é famosa pelo trajeto de 47 quilômetros que atravessa paisagens da Serra da Mantiqueira, atingindo o ponto ferroviário mais alto do Brasil. Com a concessão, o governo espera desonerar os cofres públicos da manutenção operacional, garantindo, em contrapartida, um aumento na eficiência do serviço e na oferta de novas experiências para os visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *