A forte onda de calor que atinge o Rio de Janeiro tem levado uma multidão de cariocas e turistas para a orla, não apenas durante o dia, mas também ao longo de toda a madrugada. A busca por alívio nas altas temperaturas, no entanto, tem gerado impactos nos serviços públicos e alertas por parte das autoridades.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) relatou dificuldades para realizar a manutenção das areias. Tradicionalmente, o trabalho de limpeza ocorre no período da madrugada, quando as praias estão vazias. Com a ocupação contínua, o serviço tem sido prejudicado. Além disso, o Corpo de Bombeiros reforçou o pedido para que as pessoas evitem o mergulho noturno, devido ao alto risco de afogamentos e à visibilidade reduzida.
A explicação meteorológica para esse calor intenso é uma massa de ar quente estacionada sobre partes das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Esse sistema atua como um bloqueio, impedindo que frentes frias avancem pelo continente e desviando-as para o oceano.
Para esta segunda-feira, 29 de dezembro, os termômetros devem registrar máxima de 36°C. Há previsão de chuvas isoladas no fim do dia em todo o estado, com maior intensidade na região serrana. Os ventos variam de fracos a moderados, podendo alcançar rajadas de 50 km/h.
Confira a previsão para os próximos dias:
- Segunda-feira: Mínima de 21°C e máxima de 36°C (3 mm de chuva)
- Terça-feira: Mínima de 23°C e máxima de 36°C (15 mm de chuva)
- Quarta-feira: Mínima de 23°C e máxima de 37°C (20 mm de chuva)
- Quinta-feira: Mínima de 24°C e máxima de 36°C (20 mm de chuva)
- Sexta-feira: Mínima de 23°C e máxima de 34°C (30 mm de chuva)

