O Litoral de São Paulo registra, nesta semana, 22 praias consideradas impróprias para banho, segundo relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quinta-feira (25). O número representa um aumento em relação à semana anterior, quando 19 praias estavam na mesma condição.
A Cetesb realiza monitoramento semanal da qualidade da água do mar, com base na concentração de bactérias. Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros de água, o local passa a ser classificado como impróprio para banho e recebe sinalização com bandeira vermelha. A próxima atualização do relatório está prevista para o dia 29 de dezembro.
Do total de praias impróprias, cinco estão no Litoral Norte e 17 no Litoral Sul. O órgão ambiental orienta que os banhistas evitem entrar no mar nos trechos sinalizados, devido aos riscos à saúde.
Praias impróprias no Litoral Norte
Ubatuba
- Itaguá
Caraguatatuba
- Indaiá
São Sebastião
- São Francisco
Ilhabela
- Itaquanduba
- Portinho
Praias impróprias no Litoral Sul
Guarujá
- Enseada (Av. Santa Maria)
Santos
- Aparecida
- Ponta da Praia
- Embaré
- Boqueirão
- Gonzaga
- José Menino (Rua Olavo Bilac)
São Vicente
- Praia da Divisa
- Milionários
- Gonzaguinha
- Prainha
Praia Grande
- Canto do Forte
- Vila Mirim
- Maracanã
- Jardim Solemar
Itanhaém
- Jardim Cibratel
Peruíbe
- Balneário de São João Batista
A recomendação é que turistas e moradores acompanhem as atualizações semanais da Cetesb antes de escolherem a praia para lazer, especialmente durante o período de maior movimento nas festas de fim de ano.

