dengue taubatéFoto: Brasil Escola
Compartilhe a gente! — @portal.inside

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou a 9ª morte decorrente de complicações da dengue em 2026. A vítima é uma idosa de 66 anos, residente no bairro Jardim América, que faleceu no dia 12 de junho. O diagnóstico positivo foi homologado após a conclusão e liberação dos laudos dos exames laboratoriais oficiais.

Você já faz parte do nosso canal no WhatsApp? Por lá, compartilhamos conteúdos exclusivos, avisos importantes e tudo o que você precisa saber de um jeito rápido e prático.

Vem com a gente: Clique aqui e participe!

Com este novo registro, o município passa a liderar de forma isolada o ranking de mortes provocadas pela doença na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que agora totaliza 14 óbitos neste ano. Taubaté concentra a maioria absoluta dos casos fatais (9). O restante das ocorrências regionais envolve as cidades de Jacareí (2), Tremembé (2) e São Luiz do Paraitinga (1).

A cidade permanece sob decreto de epidemia de dengue desde o mês de abril e mantém a mobilização de agentes de saúde para vistorias em imóveis. Em boletins epidemiológicos anteriores emitidos no fim de maio, a administração já havia notificado os óbitos de um homem de 81 anos, morador do Jaraguá, e de outro homem de 64 anos, do Parque das Flores. Ambos possuíam comorbidades prévias.

Bloqueio de Criadouros e Prevenção

As ações de nebulização veicular e aplicação de larvicidas foram intensificadas nos bairros com maior índice de infestação.

As autoridades sanitárias municipais alertam que a queda das temperaturas no inverno reduz o ritmo de reprodução do mosquito Aedes aegypti, mas não elimina os ovos já depositados em recipientes. A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população realize vistorias semanais em calhas, pratos de vasos de plantas e caixas-d’água, apontados como os principais focos domésticos de proliferação do vetor.

Contribua usando o Google
Igor Raphael Portal Inside

By Igor Raphael

Igor Raphael é jornalista e colunista, atual acadêmico de Direito na UNITAU, com atuação voltada à cobertura política e cotidiana do Vale do Paraíba e Nacional. Desenvolve análises sobre decisões do poder público, bastidores institucionais e comunicação política, aliando apuração factual à leitura crítica do cenário público. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado ao acompanhamento de temas de interesse coletivo, com foco na realidade regional, valorizando a pluralidade de fontes, o debate qualificado e a responsabilidade editorial.