Foto: Reprodução

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) confirmou, nesta segunda-feira (02), que o teste de baliza deixará de integrar a prova prática para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Embora a autarquia ainda não tenha estabelecido uma data exata para o início da nova regra, a expectativa é que a mudança seja implementada em curtíssimo prazo.

A decisão baseia-se no entendimento de que a manobra de baliza, da forma como é cobrada atualmente, não reflete necessariamente as condições reais e a dinâmica do tráfego urbano. Com a alteração, a capacidade do candidato de estacionar o veículo continuará sendo testada, porém através de outros métodos de avaliação que ainda serão detalhados pelo órgão.

Alinhamento nacional e simplificação

Essa movimentação do Rio de Janeiro segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo central é simplificar o processo de habilitação em todo o país. Recentemente, outras medidas já foram adotadas nesse sentido, como a redução da carga horária de aulas teóricas e práticas, além do fim da obrigatoriedade das autoescolas.

Com a adesão, o Rio se torna o décimo estado brasileiro a abolir o teste de baliza. No mês de janeiro, estados como São Paulo e Mato Grosso já haviam anunciado medidas semelhantes. Em outras regiões, como no Distrito Federal, a manobra não é mais exigida nos exames práticos desde o ano de 2004.

O que muda para o candidato

A previsão do governo federal é que o teste de baliza seja extinto em todas as unidades da federação progressivamente. Para os alunos que já estão em processo de aprendizagem no Rio de Janeiro, a recomendação é acompanhar os próximos comunicados oficiais do Detran-RJ, que deverá publicar a resolução definitiva com as novas formas de avaliação técnica em breve.

By Daniel Araújo

Daniel Araújo, conhecido como Danielzinho, acompanha e analisa tudo o que acontece na capital e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, desde o cenário político até as principais notícias do dia a dia.