A Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté divulgou a programação do primeiro semestre da temporada 2026, com dois concertos gratuitos abertos ao público. A iniciativa reforça o compromisso do município com a formação cultural, a valorização de jovens músicos e o acesso democrático à música de concerto.
A primeira apresentação será realizada no dia 30 de março, às 20h, na Catedral São Francisco das Chagas, em Taubaté. O concerto traz um repertório que dialoga com a música sacra e o romantismo europeu, com a execução de “Stabat Mater”, de Giovanni Battista Pergolesi, e “Herode Funebre”, de Franz Liszt.
O segundo concerto acontece no dia 17 de junho, também às 20h, no Teatro Metrópole. O programa inclui obras consagradas do repertório sinfônico, como a “Abertura Cavalaria Ligeira”, de Franz von Suppé; “Grania and Diarmid”, de Edward Elgar; “Orpheus”, de Franz Liszt; trechos das “Enigma Variations”, de Elgar; e “Spring Song”, Op. 16, de Jean Sibelius.
Sob a regência do maestro titular e diretor artístico Cesar Pimenta, a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté se consolida como um importante espaço de formação musical e difusão da música erudita na cidade. As apresentações são gratuitas e abertas a toda a população, ampliando o contato do público com grandes obras da música clássica.

