Foto: Reprodução/TV Globo

Uma perseguição policial na noite de domingo (18) assustou moradores e frequentadores da região da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação terminou com a morte de um suspeito, identificado como Guilherme Guedes Diniz, e deixou outras sete pessoas feridas após uma série de colisões e a queda de um veículo sobre a linha férrea.

A ocorrência teve início quando policiais militares do 4º BPM (São Cristóvão) foram mobilizados para checar denúncias de roubos que estariam sendo praticados por um grupo na região de Benfica. Durante o patrulhamento, os agentes localizaram um automóvel com homens armados. Ao receberem ordem de parada, os ocupantes do veículo iniciaram uma fuga em alta velocidade, disparando contra os policiais, o que gerou um confronto.

No trajeto da fuga pela Rua Visconde de Niterói, o condutor do veículo perdeu o controle da direção, atingiu diversos carros que passavam pelo local e acabou caindo nos trilhos do trem. Com o impacto, Guilherme Guedes Diniz ficou preso às ferragens. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital. Os demais ocupantes do carro conseguiram fugir a pé.

O incidente causou pânico na área, que apresentava grande movimentação devido ao ensaio de rua da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, ocorrido pouco antes em um trecho próximo. Devido à gravidade da situação, quatro quartéis dos bombeiros (Benfica, Vila Isabel, Central e Méier) foram acionados para o socorro.

Além do suspeito que veio a óbito, sete pessoas ficaram feridas nos acidentes causados durante a perseguição. Três homens e uma mulher foram encaminhados ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, enquanto um casal foi levado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

A via precisou ser totalmente interditada pelo Centro de Operações Rio para o trabalho da perícia e a remoção dos veículos, sendo liberada para o tráfego apenas na madrugada de segunda-feira, por volta de 2h48.

By Daniel Araújo

Daniel Araújo, conhecido como Danielzinho, acompanha e analisa tudo o que acontece na capital e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, desde o cenário político até as principais notícias do dia a dia.